Renata Ricci: da Fundação das Artes para a novela das 8

Renata Ricci: da Fundação das Artes para a novela das 8
Escrito por: Diretoria de Comunicação Social


26 de Setembro de 2006

Já estava escrito. Literalmente. Numa carta escrita por Renata Ricci, datada do ano 2000, período em que fazia curso de teatro na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, a atriz havia relatado num exercício, durante uma aula, que depois de cinco anos estaria na televisão. Errou por apenas 12 meses, pois o fato está se concretizando em 2006. Renata Ricci venceu no último domingo (17/9) o concurso A Nova das 8, promovido pelo programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo. Com o prêmio, a atriz atuará na novela Páginas da Vida (ainda sem data definida).

Para ganhar o concurso, Renata contracenou ao vivo, durante várias etapas, no programa de Luciano Huck, com platéia de 200 pessoas. Esteve em cena com renomados atores como Guilherme Berenguer, Evandro Mesquita, André Gonçalves, entre outros. Além da participação na novela, a atriz, que também é cantora e dançarina, está no elenco do espetáculo musical Sweet Charity, que tem como protagonista Cláudia Raia – a peça, grande sucesso na Broadway, nos Estados Unidos, estreou no Brasil em setembro.

“Durante anos fui me preparando com técnica, emoção, coração vivência e experiência. Agora que meu terreno está fértil, estou preparada e está dando tudo certo na minha vida”, destacou Renata Ricci, nesta quinta-feira (21/9), na Fundação das Artes, depois de gravar um quadro para o Vídeo Show, também da Globo.

Depois de três anos, a atriz voltou para o palco do Teatro Timochenco Wehbi, da Fundação. Acompanhada pelos pais e emocionada, reviu professores e amigos. “Até me arrepia estar aqui (no teatro) novamente. Neste local realizei muitos trabalhos e aprendi bastante”, descreveu Renata, de 25 anos, nascida em São Caetano, mas registrada como paulistana.

A artista estudou na Fundação das Artes de 1999 a 2001, no curso profissionalizante de teatro. Integrou a turma do núcleo 27. Em seu primeiro trabalho em formato profissional (espécie de conclusão de curso), participou do projeto Teatro 3D, com atuações em três espetáculos simultâneos (Fica Comigo Esta Noite, A História de uma Istória (sic) e A Essência e o Tempo), numa temporada de dois meses. “Tem de ter talento, mas sem estudo não se chega a lugar algum. Foi na Fundação das Artes que abri minha cabeça, meu coração e as portas da minha vida”, disse em meio a autógrafos para os fãs e fotos com os colegas.

Seu primeiro diretor, Sérgio Azevedo, professor da Fundação das Artes, observou que durante o curso de teatro Renata se destacava pelo “talento e determinação”. “O resultado do trabalho da Renata demonstra a qualidade da atriz e da escola de artes. Ela está numa atividade de grande visibilidade, mas existem outros inúmeros alunos da Fundação que estão atuando no ramo artístico, em ótimos lugares.”

Lídia Zózima, professora da Fundação, que ministrou aulas para a “Renatinha”, como trata a atriz, enfatizou que a entidade realiza um trabalho importante para o progresso profissional dos estudantes. “É um trabalho sério, que está rendendo bons frutos ao longo dos anos”, considerou Lídia, com a propriedade de quem já ministrou aulas para Fábio Assumpção e outros artistas de renome.

Além de Renata Ricci e Fábio Assumpção, já passaram pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul personalidades como Ulisses Cruz, reconhecido diretor teatral, os atores Marcos Frota, Cássia Kiss e André Segati. Também estudaram na escola Eugênio Kusnet, um dos maiores estudiosos de teatro do Brasil, e os músicos Amílton Godoy, Nelson Aires, Roberto Sion e Adenílson Telles, ex-aluno que, desde abril de 2001, está na Orquestra Filarmônica de Berlim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blog Renata Ricci. Edição de conteúdo e Design Julliana Costa